Analista de dados é o profissional do futuro, prevê executivo da IBM
A análise de grandes quantidades de dados desestruturados é uma das quatro grandes tendências da tecnologia, conforme divulgado anteriormente pelo Olhar Digital. De acordo com a IBM, o Big Data será tão importante para o mundo quanto o petróleo. Com isso, a necessidade de ‘cientistas de dados’ deve aumentar muito nos próximos anos.
“O mercado vai precisar de pessoas que saibam aproveitar ferramentas de análise de Big Data. A tecnologia de análise apresenta dados consolidados e cheios de informações valiosas, mas a decisão vem da mente humana”, comenta José Ramón Peña, executivo de Rational Softwares para América Latina.
Estudo do Departamento de Inovação, Ciência e Tecnologia (DICT) da Universidade Portucalense (Portugal) aponta que somente nos Estados Unidos, em 2018, faltará cerca de 190 mil pessoas com profundas capacidades analíticas para explorar o potencial dos dados coletados.
Para iniciar os estudos em Big Data, segundo especialistas da Michael Page, as melhores opções são os cursos de ensino superior em ciência e engenharia da computação ou matemática, e cursos de capacitação de empresas como IBM e Microsoft.
Na IBM existe um site educacional que oferece cursos gratuitos com certificado de conclusão. Um dos cursos disponíveis na Big Data University é patrocinado pelo Amazon Web Services, que fornece um crédito de US$ 25 dólares para profissionais que aprenderem mais sobre Big Data armazenados na nuvem da companhia. Para saber mais, clique aqui.
Fonte: Olhar Digital